Permalink

0

Sonhar com cobra: o que significa?

Sonhar com cobra ou serpente pode ter muitos significados diferentes, e é um dos 10 sonhos mais comuns da humanidade.

O truque nº 1 para interpretar esse sonho é analisar como era a cobra que aparecia no seu sonho. Qual era a aparência dela? Qual a cor? Como ela se comportava no seu sonho? Aparecia apenas uma cobra ou apareciam várias cobras?

E você? O que você estava fazendo no sonho? Como se sentia? Onde você estava? Tente se lembrar do maior número de detalhes que você puder sobre esse sonho que você teve com cobras.

Aqui no Sonhobox você vai encontrar os significados mais comuns para sonhos ou pesadelos com cobras, chaves para interpretar esse sonho e o melhor: você vai descobrir as lições ou avisos que esse sonho quis te passar. Vamos lá?

sonhar com cobra

Crédito: Fabiogis50

Qual o simbolismo da cobra? O que as cobras simbolizam?

Desde tempos pré-históricos, cobras e serpentes simbolizam as mais variadas coisas como por exemplo:

O Sol:

A cobra representa o Sol pela sua capacidade de se renovar todos os dias.

O Perigo:

Assim como o escorpião, a cobra pode causar feridas e mortes, e é um dos animais mais perigosos da natureza.

A Energia sexual:

Assim como os dragões, tartarugas, crocodilos e salamandras, a cobra representa as forças sexuais. Esses animais geralmente vivem entre a terra e a água, por isso sempre foram associados aos princípios femininos da fecundidade e ao poder das forças ocultas da natureza.

Fecundidade e Imortalidade:

Em tempos antigos, as cobras eram usadas em rituais de fertilidade, daí a sua relação com a criação e a reprodução.

A associação cobra-árvore representa a masculinidade e a feminilidade, respectivamente, e simboliza a fertilidade da terra.

Para a cultura grega clássica, a cobra era um símbolo de renascimento e imortalidade, e tinha o seu espaço reservado em rituais de Baco, deus grego da fertilidade.

O Mal:

Para a cultura cristã ocidental, a cobra simboliza o próprio Demônio. Tanto que, de acordo o livro Gênesis da Bíblia, Adão e Eva cometem o pecado original instigados pelos conselhos de uma serpente, sendo castigados por Deus um pouco depois.

pecado original cobra

A Queda do Homem, Pecado Original e Expulsão do Paraíso – Michelangelo, 1508-1512, Capela Sistina.

O Tempo:

No Renascimento, a imagem da cobra comendo a sua própria cauda simboliza o tempo, a eternidade e o universo.

A Água:

Como as cobras são anfíbios, em culturas como a indiana, japonesa e chinesa, elas são associadas à água e aos deuses aquáticos protetores de cachoeiras, mananciais, rios e lagos.
Agora que você já tem uma ideia do que as cobras representam, vamos ver o que elas significam quando aparecem nos seus sonhos.

Qual o significado de sonhar com cobra?

Sonhos com cobras ou serpentes ocorrem quando o seu lado mais instintivo quer te mandar algumas mensagens.

Então, se uma cobra ou serpente apareceu em algum sonho seu, significa que você precisa reconhecer e trabalhar algumas energias suas que estão bloqueadas, especialmente a sua energia sexual ou criativa.

Sonhar com cobras também significa que você pode estar reprimindo sentimentos de medo.

A cobra é o animal mais rasteiro e primitivo do reino animal e o seu veneno pode ser letal, por isso a nossa mente associa o medo que estamos sentindo nesse momento na nossa vida à imagem do perigo evocado por uma cobra.

Esse medo pode ser de vários tipos e em relação a muitas coisas, como por exemplo:

  • Medo de perder a pessoa que você ama
  • Medo de ser traído
  • Medo de não resistir a tentações e cometer uma infidelidade
  • Medo da força dos nossos desejos sexuais
  • Ou até mesmo o medo de perder o controle da nossa libido

medo-traição

O significado desse sonho também varia um pouquinho entre homens e mulheres.

Homens que sonham com cobras

Quando um homem sonha com uma cobra ou serpente, significa que ele não compreende a parte mais intuitiva do seu próprio ser.

Quando esses sonhos são recorrentes, significa que ele pode estar com dúvidas em relação à sua sexualidade ou às suas fantasias sexuais, e deveria procurar maneiras de se entender e de se auto-conhecer o mais rápido possível.

Quando antes esse assunto começar a ser trabalhado, antes a pessoa encontrará aceitação e paz de espírito.

Mulheres que sonham com cobras

Quando uma mulher sonha com cobra, significa que ela pode estar reprimindo desejos sexuais.

Ela também pode estar sendo vítima de algum tipo de opressão sexual ou de julgamentos alheios sobre sua sexualidade.

Se esses sonhos forem recorrentes, essa mulher pode estar sentindo medo da sua própria energia sexual, medo do excesso de energia sexual da pessoa com a qual se relaciona ou pode estar inclusive com algum tipo de insegurança em relação ao seu poder de sedução.

O ideal nesse caso é que ela reflita de forma sincera sobre a sua vida sexual no momento para ver o que pode ser melhorado.

Sobre as inseguranças próprias ou os julgamentos alheios, o ideal é que essa mulher compreenda que às vezes é preciso ignorar algumas pressões culturais para encontrar a verdadeira felicidade e liberdade.

Esses são os significados gerais para sonhos com cobras. Agora vamos descobrir os mistérios desse sonho com maiores detalhes.

cobra-serpente

Crédito: Bsmith4815

Você sonhou que estava sendo picado ou engolido por uma cobra?

Se você sonhou que estava sendo engolido ou simplesmente picado por uma cobra, significa que alguns medos ou inseguranças que até então você desconhecia estão começando a ser revelados para você mesmo.

Nesse caso, você deverá se preparar para encarar esses medos e aprender a lidar com eles. O medo mais comum que esse tipo de sonho costuma revelar é o medo de sofrer traições.

Sonhar com cobra significa que fui ou estou sendo traído?

Muitas pessoas te diriam que sonhar que uma cobra te picou ou engoliu significa que você está sendo traído ou será traído futuramente. Mas nem sempre isso é correto.

Muitas vezes, esse sonho revela apenas um medo de ser traído e não uma traição propriamente dita.

Ou seja, não fique paranóico achando que está sendo traído. Apenas mantenha a tranquilidade e tente encarar o seu medo de frente. Pergunte a si mesmo: e se eu fosse traído, o que aconteceria?

Dessa maneira, você vai poder ver a dimensão do seu medo. E buscar maneiras de superá-lo. Se esse não for o seu caso, e esse sonho tiver sido realmente uma revelação de que você será traído, apenas mantenha a tranquilidade e observe os sinais.

Provavelmente, você vai perceber ou intuir a existência dessa possível traição no momento correto.

Alguma pessoa conhecida aparecia no seu sonho com cobra?

Se a cobra se encontrava numa posição ameaçadora, te mordia ou te picava, e estava ao lado de alguma pessoa conhecida… atenção! Esse sonho pode ser sim um sinal mais claro de traição.

Não apenas de traição amorosa, mas também de outro tipo de traições como deslealdade ou falsidade.

Por exemplo, se no seu sonho você viu um amigo ao lado de uma cobra, isso significa que esse amigo talvez não seja muito fiel à amizade de vocês. Ele pode te trair contando um segredo seu a outras pessoas, sendo pouco sincero com você ou falando mal de você pelas suas costas.

A mesma lógica se aplica a um namorado ou colega de trabalho. É importante você observar os seus sentimentos durante esse sonho. Se você se sentia angustiado ou impotente no sonho, comece a prestar mais atenção no comportamento desse seu namorado, amigo ou colega no dia-a-dia e fique mais reservado.

Se você já desconfiava da sinceridade e lealdade dessa pessoa, interprete esse sonho como um sinal claro de que você estava correto com a sua desconfiança.

Mas existem exceções: se um amigo, namorado ou colega te defendia de uma cobra, significa que ele é uma pessoa leal a você.

Se essa pessoa fugia de uma cobra junto com você, talvez existam outras pessoas que não sejam verdadeiramente amigas de vocês ou mesmo pessoas com inveja da amizade ou relacionamento de vocês.

Essas pessoas podem fazer intrigas para destruir essa amizade ou relação, por isso é bom vocês começarem a observar mais o comportamento das outras pessoas. Veja se não existe uma pessoa do tipo serpente nos seus círculos profissionais, familiares ou de amizade. Pessoas que se comportam de forma errática, com opiniões rasteiras, fofoqueiras que costumam falar mal de outras pessoas.

A cobra aparecia rastejando na grama?

Se no seu sonho a cobra estava na grama… se ligue nos sinais! Isso pode ser um indício de que você será vítima da deslealdade de alguém, seja no ambiente profissional ou na sua vida pessoal.

Alguma pessoa pode estar pensando em te prejudicar, te usar ou tirar algum proveito de alguma situação. Como você está pesquisando o significado desse sonho, já está avisado dessa possibilidade.

Agora apenas observe os sinais externos que revelem essa deslealdade ou jogo sujo. Não fique paranóico, apenas dê ouvidos à sua intuição e no momento correto você vai perceber as intenções e os planos dessa pessoa, e poder tomar alguma medida para evitar ser prejudicado.

Qual era a cor da cobra?

A cor da cobra ou das cobras que apareciam no seu sonho podem revelar algumas coisas complementares. É muito importante que você consiga se lembrar desse detalhe.

Qual o significado de sonhar com cobra vermelha?

Sonhar com uma cobra vermelha, que nesse caso pode ser a cobra-coral por exemplo, extremamente peçonhenta, é sinal claro de que você está precisando canalizar melhor a sua potente energia sexual.

Observe se você não está dando uma importância excessiva ao sexo, seja porque só pensa nisso e acaba deixando outras coisas importantes de lado, seja porque está insatisfeito por não estar tendo relações sexuais com a frequência que gostaria.

Nesse caso, fazer atividades físicas aeróbicas ou desenvolver habilidades mentais através da leitura ou da meditação podem ser de grande ajuda.

Para algumas pessoas, esse sonho pode ser sinal de que ela está sendo muito violenta nesse campo da vida e deveria buscar soluções.

 

cobra-preta

Crédito: Jon Ayres

Qual o significado de sonhar com cobra preta?

Se a cobra era preta, como a mamba-preta ou a famosa cobra-preta, significa que ou você está lidando com a sua energia sexual de uma forma negativa ou está sendo muito determinista e fatalista em relação a algum medo que você sente.

Às vezes, um medo exagerado de que alguma coisa aconteça pode acabar atraindo a realização dessa coisa, entendeu? Por isso, esse sonho pode estar te avisando que é importante você encarar e superar esse medo.

Um sonho com uma cobra de cor negra também pode significar que você está julgando muito a vida amorosa ou sexual de outras pessoas. Nesse caso, a mensagem do sonho é: tente lidar com a sua libido de forma mais positiva e animada, e evite julgar a vida íntima das outras pessoas.

 

cobra-amarela

Crédito: Dave Fennel

Qual o significado de sonhar com cobra amarela?

Se a cobra era amarela, como a jibóia, a coral, a sucuri ou a anaconda de cor amarelada, significa que você deve trabalhar melhor as suas emoções e a sua expressão sexual.

Esse sonho é um sinal de que você tem uma forte tendência a depender emocionalmente de outras pessoas, especialmente das pessoas com as quais se relaciona.

Também pode ser sinal de que você está apegado a um relacionamento só pela parte sexual, sem gostar verdadeiramente daquela pessoa a nível emocional.

Para ser uma pessoa mais desapegada e livre, você precisa começar a ser mais sincero com os seus sentimentos.

 

Qual o significado de sonhar com cobra verde?

Se você sonhou com uma cobra verde, como por exemplo a pitão-verde, a cobra-rateira, a cobra-papagaio, a cobra-cipó-verde, entre outras, é um bom sinal.

Representa que você está num momento da sua vida em que encontrou harmonia para lidar com alguns medos que antes te prejudicavam, ou está a ponto de encontrar uma harmonia maior.

Também significa que ou a sua vida sexual está com um bom equilíbrio ou esse equilíbrio está cada vez mais perto de ser alcançado.

No entanto, se durante o sonho você se sentiu ameaçado por essa cobra de cor esverdeada, significa que essa harmonia na sua vida emocional e equilíbrio na sua vida sexual podem estar sendo ameaçados por interferências externas. Não é razão para se preocupar, apenas fique mais cuidadoso com esses aspectos da sua vida.

 

sonho com cobra marrom

Crédito: Spisharam

Qual o significado de sonhar com cobra marrom?

Tanto as cobras verdes como as marrons são muito comuns na natureza, pela sua capacidade de se camuflar na terra e em árvores.

Sonhos com uma cobra de cor marrom ou castanha, como a cascavel, a víbora, a naja ou a sucuri amarronzada, costumam simbolizar a capacidade de renovação e transformação de cada pessoa.

Se você sonhou com uma serpente desse tipo, significa que deve tirar o maior proveito de alguma transformação importante nas suas emoções ou na sua vida sexual.

Essa transformação pode já ter começado ou então vai começar em pouco tempo. Por muito que você lute contra essas mudanças emocionais ou sexuais, elas serão inevitáveis.

E é importante que você lembre a cada momento que, por muito que essas mudanças possam ser dolorosas e até ruins no início, no final elas trarão coisas boas para a sua vida e deixarão um saldo positivo.

Significado de sonhar que está matando uma cobra

Se você mata uma cobra no seu sonho, você pode estar sufocando, reprimindo ou mesmo aniquilando as suas emoções ou a sua libido. Esse é o significado mais comum dessa imagem.

Mas também pode ser que seja um simples sinal de que você está envolvido numa busca pessoal muito específica, mais interessado em assuntos relacionados à espiritualidade e à religião do que em assuntos mundanos.

Significado de sonhar com uma cobra enrolada no seu corpo

Sonhar com uma cobra enrolada no seu corpo, no seu pescoço, na sua perna ou no seu braço, é um presságio de que você vai passar por mudanças profundas porém extremamente positivas na sua vida.

Essa imagem de uma cobra sendo enrolada simboliza o conhecimento puro, e traz a mensagem de que essas experiências transformadoras vão te ajudar a crescer como pessoa.

Por outro lado, se você estava muito angustiado ou nervoso enquanto a cobra se enrolava em você, é bem provável que você esteja pouco receptivo a mudar ou a aprender coisas novas, porém a vida está exigindo que você comece a mudar em certos aspectos.

Como interpretar um pesadelo com cobras?

Pesadelos nos quais aparecem cobras assustadoras costumam ter relação com os nossos medos mais profundos e arraigados.

No inconsciente coletivo de muitas civilizações, a cobra é vista como um animal traiçoeiro e extremamente perigoso, por isso nossa mente faz essa associação.

Esse pesadelo também pode ser um indício de que você não está lidando da melhor forma possível com a sua sexualidade.

Portanto, se você teve um pesadelo desse tipo procure outros sinais no sonho que te ajudem a interpretá-lo melhor, e procure outras chaves de interpretação aqui no Sonhobox.

pesadelo cobra

Crédito: Fabiogis50

Compartilhe o seu sonho com cobra

Conte para a gente como foi o seu sonho e o que você acha que ele quis te dizer.

Você conhece outros significados e interpretações de sonhos com cobras? Por favor deixe um comentário.

Se este artigo te ajudou, por favor compartilhe com os seus amigos ou siga a gente nas redes sociais. Obrigada!

The following two tabs change content below.
Oi! O meu nome é Sonia e sou completamente fascinada pelo mundo dos sonhos. Escrevo aqui porque acredito que interpretar corretamente nossos sonhos é uma grande ferramenta de autoconhecimento. Seguimos juntos nessa jornada?

Latest posts by Sonia Rieger (see all)

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.